Publicado em

Brincadeira de Criança – Como as brincadeiras auxiliam no desenvolvimento do seu filho?

brincar-e-essencial

Baixe gratuitamente o E-book – Por que “Brincar de Casinha” é essencial para o desenvolvimento das crianças até seis anos? – e descubra mais sobre as brincadeiras e o desenvolvimento infantil >> Clique aqui <<


A melhor brincadeira é aquela que se adéqua à fase que a criança está vivendo, pois é através dela que a criança entende o mundo. A tarefa dos pais é dar maior atenção àquela brincadeira que explora os movimentos e sentidos que a criança estiver desenvolvendo naquele momento.

Para entender como as brincadeiras auxiliam no desenvolvimento da criança, precisamos entender primeiro as fases que ela vive. Vejamos:

as-brincadeiras-e-o-desenvolvimento-Infantil

Até 8 meses de idade

Essa é a fase de desenvolver os sentidos. Fazer carinho, massagem, cantar e dançar segurando o bebê, com vozes engraçadas, pode ser muito interessante para ele. É interessante estimular a criança com sons, pois, nos primeiros meses a visão do bebê é desfocada. Experimente brincar com uma fraldinha e deixa-la tocar o rosto do seu bebê; ele vai adorar!

Fazer caretas e fazer os objetos aparecerem e sumirem da frente do bebê o deixará muito interessante e excitado.

Após os 4 meses é interessante deixar o bebê ter contato com objetos de texturas diferentes e que produzam sons, pois, nessa idade eles já tem maior controle dos movimentos, que antes eram involuntários.

Brincadeiras como contação de histórias, principalmente com fantoches, são muito ricas e os bebês adoram.

A partir dos 6 meses os bebês já começam a movimentar mais o corpinho, pois, nesta fase eles já começam a sentar. Por isso, cantar, bater palmas e fazer movimentos pode se tornar uma diversão e tanto! Você pode jogar para o bebê uma bola leve, de tecido, plástico ou feltro, para que ele aprenda a jogar de volta. Eles gostam também de bater blocos um contra o outro e isso será muito importante para desenvolver a coordenação motora.

Cuidados nessa fase:

 – Os bebês pequenos gostam de levar tudo à boca. Por isso é importante nãoBlocos-de-montar
dar a eles objetos pequenos ou com partes que se soltam.

– Uma dica importante é deixar os objetos mais distantes da criança para incentivá-la a engatinhar.

 8 a 18 meses

É hora de estimular o desenvolvimento da coordenação motora. É importante ajudá-lo a “ficar de pé”, “empurrar” e “subir”, pois, a partir dos 9 meses a criança já começa a dar os primeiros passos.
Brincar com blocos e com peças de encaixe será de grande estímulo para ele. Encha alguns potes com água e dê a ele para que esvazie. Ele vai gostar da brincadeira e ela será um estimulante da função motora.
A partir dos 12 meses o bebê já consegue folhear livros de tecido, feltro ou EVA e usar papel e giz de cera. Estimule-o a rabiscar bastante. Essa atividade também é muito interessante para estimular a atividade motora.

♥ Importante: todos os objetos, principalmente giz de cera, devem  ser atóxicos, pois os bebês nessa idade ainda levam objetos à boca.

 18 meses acima

É a fase da FANTASIA! Aqui a criança começa a representar papéis e a brincar de casinha, levar a boneca para passear ou coloca-la para dormir. Brincar de bola e chutar a gol também é muito interessante pois, vai aperfeiçoar a coordenação motora.

Ajude o seu filho a explorar cores, tamanhos e formas dos objetos. Outras brincadeiras com instrumentos musicais, por exemplo, e principalmente ao ar livre são essenciais ao desenvolvimento infantil.

Leia mais sobre o desenvolvimento infantil:


Fotos: arquivo pessoal | pixabay.com

brincar-de-casinha

 

Baixe gratuitamente o e-Book e saiba Por que “Brincar de Casinha” é essencial para o desenvolvimento das crianças até seis anos?

 

Deixe aqui o seu comentário, eu vou amar!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.