Publicado em

Arrumando a Casinha de Boneca da Sofia: 8 dicas de como utilizar a rotina diária no desenvolvimento infantil

casinha-de-boneca-e-desenvolvimento-infantil

Uma casinha de boneca e a rotina diária da família. O que essas coisas tem em comum? Ah… muita coisa!

Você sabe como transformar sua rotina diária em momentos de  aprendizado para seu filho? Sim, é possível! A nossa rotina diária diz muito para nossos filhos. É no dia a dia que a criança vê, assimila e repete nossas ações. É assim que ela processa informações importantes para o seu aprendizado.

A falta de tempo, consequência normal do mundo moderno, muitas vezes é um obstáculo para nós mães. Tantos papéis dividem o nosso dia e nos deixam frequentemente com a impressão que necessitamos de muitas horas a mais para cumprir as diversas atividades que temos.

Mas, a boa notícia é que você ainda tem 24 horas de aprendizado à disposição do seu filho.

Se você tem interesse em aproveitar a sua rotina diária para proporcionar o desenvolvimento do seu filho, continue lendo este artigo. Você vai saber sobre:

Como os papéis da mamãe moderna influenciam na maternidade
Como as crianças aprendem
Arrumando a Casinha de Boneca: nossa rotina diária no desenvolvimento da Sofia
8 dicas para transformar sua rotina em aprendizado e favorecer o desenvolvimento do seu filho
Fotos da nossa atividade criativa
Reciclagem: ensinando seu filho a perceber que o mundo pode ser transformado

Leia mais sobre o papel dos brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento infantil:

➡ Brincadeira de Criança – Como elas podem ajudar no desenvolvimento do seu filho?
➡ Histórias: Por que são tão importantes na infância e como elas auxiliam no desenvolvimento infantil
➡ Como Educar os Filhos e Colocar Limites, de Cristina Cançado

A mamãe e seus papéis

Assim como a maioria das mamães, eu também vivo numa correria. Tenho trabalho, compromissos sociais, casa, esposo, projetos pessoais e a minha linda Sofia pra cuidar. Ah! E ainda tem dois peixinhos de estimação da Sofia!

Em meio a todas as atividades do dia a dia tem uma mãe apreensiva: Como dar conta de todos esses papéis de forma satisfatória? Será que estou sendo uma boa mãe? Será que estou conseguindo ensinar os valores mais essenciais a minha pequena princesa?

Eu sei que você também, volta e meia, se indaga com essas perguntas… e outras mais. Acredite, você não é a única! Cada mãe do seu jeito, na sua cultura, vivendo a sua realidade às vezes se vê insegura no seu papel. Entretanto, você pode entender como as crianças assimilam o conhecimento e assim transformar toda a sua rotina em aprendizado para seu filho.

Como as crianças aprendem?

Vou citar aqui um trecho de um post muito interessante que encontrei no site psicoinfantil.net:

A aprendizagem implica modificações no sistema nervoso. Geralmente se produz por ação de um estímulo externo (treinamento, experiência) e é um processo adaptativo, já que o indivíduo vai modificando-se frente as alterações do ambiente.
Com isso, vemos a importância de estimulos significativos na primeira infancia, pois, para que a aprendizagem se concretize, a criança associa experiencias pré adquiridas com funções perceptivas e motoras, na elaboração de um novo conheciemnto, permitindo assim, formar estruturas mentais indispensáveis. Estas, por sua vez possibilitam ao indivíduo relacionar vivências concretas com situações abstratas a cada momento. [leia o post completo em Como a criança aprende?]

Se você prestou atenção às palavras treinamento e experiência mencionados na citação vai conseguir absorver o que quero transmitir.

Você já deve ter se deparado com a admiração de ver seu filho ou filha, numa determinada situação, repetir algo que você havia dito a ele numa situação anterior. Eu já. E acho o máximo perceber como minha Sofia me observa.

Paralelo a essa admiração vem o medo e a insegurança de saber que ela está aprendendo observando as minhas atitudes. Isso quer dizer que eu tenho que ser muito transparente sempre, para que não haja distorção entre o que eu ensino com palavras e o que eu ensino com ações.

Partindo desse raciocínio, posso chegar a ideia de que não é necessário levar os filhos a lugares especiais para proporciona-lhes aprendizado. As diversas atividades que realizamos no dia a dia são muitíssimo interessantes, proporcionam treinamento e experiência, e podem ser aproveitadas no aprendizado deles.

Arrumando a Casinha de Boneca – nossa rotina diária no desenvolvimento da Sofia

Fizemos uma verdadeira arrumação na Casinha de Boneca da Sofia! Aproveitei a oportunidade para compartilhar com ela esse momento e ensinar valores e que eu quero que ela aprenda. Assista ao vídeo e depois me diga nos comentários o que você achou da atividade.

Durante a atividade eu pude conversar e compartilhar com a Sofia muitos sentimentos. As bonecas, a casinha de boneca, as panelinhas, os livrinhos são hoje os objetos sobre os quais ela tem responsabilidades, e por isso é importante que ela cuide desses pertences.

Isso tudo foi muito divertido por que foi como uma brincadeira. Brincar é muito bom, e aprender brincando então, é uma delícia!

No vídeo, eu mostrei o fogãozinho de material reciclado, papelão e pet, que fizemos. Estava ainda por terminar e sem acabamento. Agora, finalizamos o fogãozinho! Veja galeria de fotos e leia um pouco mais sobre reciclagem no final do post.

8 dicas para transformar sua rotina em momentos de  aprendizado e desenvolvimento para seu filho

Existem sim atitudes que você pode tomar para ajudar seu filho a absorver com mais facilidade o conhecimento que a rotina do dia a dia proporciona a ele. Vejamos:

1 – Utilize uma linguagem clara e positiva

Use palavras que seu filho entenda, que façam parte do vocabulário dele e que façam sentido para ele. Assim a sua comunicação será muito mais assertiva. Fale sempre as palavras da forma correta, sem usar diminutivos. Estimule positivamente com elogios: muito bem! Ficou muito bom! Você fez corretamente, parabéns!

2 – Ensine a criança a observar

Observar é uma atividade muito importante para aguçar na criança o interesse pelas coisas. Estimula até mesmo a criatividade, a vontade de tentar algo novo e a capacidade de entender as coisas ao seu redor. Ser uma boa observadora lhe será muito útil durante toda a vida.

3 – Faça perguntas claras

Estimule o raciocínio da criança a respeito da atividade que estão desenvolvendo, fazendo perguntas como: você sabe para que serve este objeto? Como funciona?

Dê tempo para a criança responder. E, caso responda errado, reflita e converse tentando corrigir de forma amorosa e sem deixar a criança intimidada. Se isso acontecer ela pode perder o interesse em responder por medo de errar.

4 – Ajude a criança a explorar o que sabe, principalmente se ela mostrou interesse sobre o assunto

Se seu filho demonstrou interesse sobre alguma atividade leve-o para ver mais sobre isso. Na medida do possível, presenteie com brinquedos onde ele poderá reproduzir aquela atividade. Será uma ótima oportunidade para enriquecer o conhecimento dele sobre o assunto e ainda vocês poderão partilhar desse momento juntos.

5 – Faça sempre comentários concretos e positivos

Explique à criança onde vocês vão, o que vão fazer juntos e como isso será feito. Assim, ela poderá assimilar com mais facilidade a atividade proposta, se divertir e extrair conhecimento.

6 – Explicar o NÃO é sempre melhor do que proibir sem explicações

Em alguns momentos você vai ter que lidar com as “birras” que são normais na infância. Explicar algo para uma criança expressa respeito da parte do adulto. Se precisar proibir, seja firme! Mas, explique com amor “o por quê” do NÃO. As crianças são capazes de entender, principalmente quando você mostra pra elas que elas são importantes para você e que você as respeita.

7 – Utilize livros ilustrados e histórias infantis para explorar uma situação

As histórias são um rico recurso para ensinar as crianças. Utilize-as sempre para ensinar seus filhos. Leia neste artigo como as histórias ajudam no desenvolvimento infantil.

8 – Dê exemplos positivos para que ela possa imitar

A criança aprende repetindo as nossas ações. Lembre-se que você é a principal figura de quem ela irá copiar e absorver exemplos sobre as mais variadas situações. Seja você mesmo a pessoa que você quer ensinar a criança a ser.

Casinha arrumada, missão cumprida!

Quando terminamos de arrumar a casinha de boneca percebi que a Sofia ficou feliz em ter feito um bom trabalho. Pareceu-me aquele sentimento de fazer algo útil, que é tão bom e saudável, e faz nos sentirmos realizados. Foi bom ver que essa atividade, com certeza, contribuiu para o aprendizado e desenvolvimento dela.

Reciclar materiais: tudo pode ser transformado em algo novo

Uma ótima atividade para se fazer com os filhos é ajudá-los a construir os próprios brinquedos com materiais reciclados. Isso é muito fácil, considerando que temos uma infinidade de materiais que podem ser aproveitados.

Quando você recicla um material você ensina seu filho a:

  • Perceber que tudo, não importa o que seja, pode ser transformado;
  • Preservar o meio ambiente, observando e cuidando do lixo  que produz;
  • Exercitar a criatividade em criar algo novo;
  • Fazer mais com menos, ou seja, utilizar melhor os recursos que se tem.

Nas próximas semanas vou escrever posts sobre reciclagem. Vamos construir brinquedos com papelão, papéis reciclados de chocolates e latas de leite em pó. Faremos um fogãozinho, um jogo da memória e um puf. As fotos são dos brinquedos da Sofia, que confeccionamos junto com ela. Vai ser muito divertido!

e-book-por-que-brincar-de-casinha-e-essencial-para-o-desenvolvimento-das-criancas-até-seis-anosNão perca os próximos posts. Assine o blog para receber as novidades no seu e-mail, ou clique aqui para assinar e baixar gratuitamente o e-book  Por que “Brincar de Casinha” é essencial para o desenvolvimento das crianças até seis anos?

Se você gostou do artigo e das experiências que contei neste post, compartilhe! E deixe também o seu comentário 😊 ficarei muito agradecida e feliz!

Se você quer saber como ter uma Casinha de Boneca como a da Sofia, clique aqui e veja que o que podemos fazer 😍

Obrigada por ficar até aqui. Volte mais vezes, você será sempre muito bem vindo (a)! ♥


Fontes de consulta:
dodot.pt/bebe/desenvolvimento/artigo/como-aprendem-as-criancas-pequenas
psicoinfantil.net

Fotos: arquivo pessoal

Deixe aqui o seu comentário, eu vou amar!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.