Publicado em

Descubra como as BONECAS deixaram os rituais religiosos para se tornarem um brinquedo querido entre adultos e crianças

História-das-Bonecas

Você sabe como as Bonecas surgiram no mundo?

As Bonecas existem há muito mais tempo do que podemos imaginar. Mas, será que elas sempre tiveram a função de alegrar as brincadeiras das crianças?

Um dos brinquedos mais antigos e populares do mundo, as bonecas reproduzem formas humanas, feminina e masculina também, e é considerada como um brinquedo que prepara para a maternidade.

Boneca-de-Pano-Júlia-e-Letícia

Na nossa cultura a boneca é um brinquedo mais comum às meninas, embora, existam muitos bonecos com temas interessantíssimos para os meninos também.

O assunto é interessante? Então, continue lendo!

Você vai descobrir:
→ Como as bonecas surgiram no mundo?
→ Qual foi a primeira finalidade de uso das bonecas?
→ Como surgiu o hábito de brincar de boneca?
→ Onde e quando elas começaram a ser produzidas com objetivo comercial?
→ Curiosidades sobre as bonecas de pano e quem é a boneca Raggedy Ann?
→ Pontos importantes a serem observados ao escolher uma boneca de pano

Leia mais sobre o papel dos brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento infantil:

Brincadeira de Criança – Como elas podem ajudar no desenvolvimento do seu filho? 
→ Histórias: Por que são tão importantes na infância e no desenvolvimento das crianças?
→ ‘Brincar de Casinha’ auxilia no desenvolvimento do seu filho. Entenda por que.

A História das Bonecas

Achados históricos levam a crer que as bonecas existem há milhares de anos. E, embora hoje seja um brinquedo tão comum, no começo da história as bonecas não serviam para brincar, mas, eram comuns em rituais religiosos e só podiam ser manuseadas por sacerdotes e curandeiros.

Em cavernas pré-históricas de várias partes do mundo foram encontradas bonecas esculpidas em pedra. Estudos apontaram que eram utilizadas em rituais que preparavam as mulheres para a gravidez.

Na Grécia antiga, as jovens costumavam oferecer bonecas às deusas na época do seu casamento. Acreditavam que assim, elas teriam maiores chances de ter filhos. Alguns dizem que o hábito de brincar de boneca tenha sido adquirido desta prática religiosa, relacionada à fertilidade.

Assim como hoje, as bonecas eram confeccionadas em diferentes materiais. Na Pré-História eram feitas provavelmente em madeira ou couro, materiais muito utilizados na época, e perecíveis. Na civilização babilônica conhece-se uma boneca com braços articulados feita em alabastro.

Um fato curioso é que bonecas foram encontradas também em túmulos de crianças do Antigo Egito, datáveis do período entre 3000 e 2000 a.C. Não se sabe dizer o por quê da presença destes objetos em túmulos. O fato é que essa foi uma prática comum em várias civilizações.

As bonecas passaram a ter objetivos comerciais a partir do século XV, nas localidades de Nuremberga, Augsburgo e Sonneberg, onde nasceram os primeiros fabricadores de bonecas.

As bonecas com detalhes mais definidos apareceram no século XVII, na Holanda, quando se começou a criá-las com olhos de vidro e com cabelo humano.

Em 1855 foi criado o primeiro bebê de pano com cabeça de porcelana. Alguns atribuem a invenção desse tipo de boneca à Italiana Augusta Montanari, que lançou em Londres as primeiras bonecas com cabeça de cera, no final do século XIX.

O auge da fabricação das bonecas aconteceu do século XIX até o início do século XX, quando elas ainda eram feitas principalmente para os adultos, e reproduziam fielmente as figuras da corte e da sociedade. A maioria delas era feita de madeira e com rosto de porcelana, e vestiam trajes de época. Como era um produto voltado à classe mais nobre, logo surgiram roupinhas para as bonecas, feitas pelos grandes costureiros da época.

Em finais do século XIX, Thomas Edison criou a ideia de uma boneca falante, que seria aproveitada por vários fabricantes para criar bonecas que recitavam orações ou cantavam.

Atualmente as bonecas são muito parecidas com as pessoas e fazem muitas funções restritas a nós, como falar, andar, tomar mamadeira e fazer xixi. Além de terem um guarda-roupa recheado de opções.

As Boneca de Pano

Boneca-de-Pano-Serelepe

As Bonecas de Pano contam histórias. Uma boneca de pano não nasce só de tecidos e moldes. Uma boneca de pano nasce da emoção e do carinho que o seu feitor colocou em suas mãos no momento da criação. Uma mesma boneca pode ser feita por várias mãos diferentes. E cada uma delas terá características e traços únicos, pois, a criatura é certamente, uma parte do seu criador.

Finalidade das Bonecas de Pano

Existem bonecas de pano específicas para diversos fins. Podem ser fabricadas para a finalidade da brincadeira, para decorar o quarto das crianças e para a decoração de festas, especialmente de aniversários.

É muito importante que você, no momento da compra, se informe sobre a finalidade para a qual a boneca foi produzida.

Algumas bonecas feitas exclusivamente para a decoração tem suas partes ligadas puramente com cola. Se essas bonecas forem dadas a uma criança pequena para brincar, pode acontecer de partes se soltarem, pois, as crianças pequenas puxam as partes dos brinquedos. Confira se as partes pequenas estão bem presas, especialmente olhos, nariz e adereços como botões, e etc.

As Bonecas feitas no estilo das Serelepes são ideais para a brincadeira das crianças. Elas são totalmente costuradas e podem ser personalizadas de diversas maneiras. Cabelinhos e roupinhas divertidas e coloridas deixam essas bonequinhas lindas e fofas!

Russa, Júlias e Noemy, quem resiste a tanta fofura? Estilos diferentes para momentos únicos e especiais. São bonecas mais voltadas para a decoração, mas podem perfeitamente ser utilizadas para a brincadeira também. Possuem braços articulados, presos com botões, muito bem costurados, e são recomendadas para crianças maiores de 3 anos.

Tirina é uma bonequinha costurada inteira, sem articulações, e se dobra somente para sentar. Seu cabelinho de tiras a deixa com um charme muito especial.

Aqui, a bonequinha Bia, que tem um cabelinho todo diferente, de feltro modelado. E a mini Letícia, que tem apenas 13 cm e foi pensada nesse tamanho para ser usada como enfeite de porta ou topo de bolo. E foi exatamente uma dessas que enfeitou o bolo de 1º aninho da minha filha.

As bonecas que produzo para o momento da brincadeira são todas costuradas. Evito colocar adereços que possam se soltar. Se for preciso colocar um botão, por exemplo, ele será costurado e não colado.

São cuidados importantes para garantir que o momento da brincadeira será somente de alegria e felicidade para os pequenos, e também de tranquilidade para mamães e papais.

Veja, na loja, mais detalhes sobre as bonecas artesanais. Clique Aqui!

Raggedy Ann

A Boneca de Pano mais famosa de que se tem notícia é a de Johnny Gruelle, escritor que viveu entre 1880 e 1938. Conta a história que Gruelle encontrou no sótão da casa de seus pais uma boneca muito velha, que fora de sua irmã, feita por sua mãe. Gruelle a reformou para sua filha Marcella, que à época, ainda não havia nascido. Ela a chamou Raggedy Ann.

By Prisencolinensinainciusol - Own work, CC BY-SA 3.0, https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=45650536 - Boneca Ragged Ann - Edicão de 100 anos
By Prisencolinensinainciusol – Own work, CC BY-SA 3.0, https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=45650536 – Boneca Ragged Ann – Edicão de 100 anos

Raggedy Ann é uma boneca de pano com cabelo de lã vermelha e um nariz em forma de triângulo. Essa boneca virou personagens dos livros de Gruelle, e ficou muito famosa quando foi vendida junto com o seu livro “Raggedy Ann Stories”, em 1918.

Raggedy Ann ganhou mais popularidade ainda quando virou símbolo do movimento anti-vacinação. Esse fato aconteceu após a morte da filha de Johnny por uma vacinação infetada, aos 13 anos de idade. Embora Marcella tenha morrido pela vacinação infectada e não pelos efeitos da vacinação em si, Raggedy Ann acabou virando símbolo do movimento anti-vacinação.

Veja mais sobre a história de Raggedy Ann Aqui.

 


Fontes de consulta:

>> https://pt.wikipedia.org/wiki/Boneca
>> http://chc.org.br/a-historia-real-das-bonecas
>> http://www.klickeducacao.com.br:8000/klickids/historia/historia03/historia03B.asp

Deixe aqui o seu comentário, eu vou amar!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.